A Endoterapia Vegetal é um método aplicado em plantas lenhosas e palmeiras para tratar pragas, doenças e carências nutricionais. Consiste na injeção de um produto fitofarmacêutico ou de um fertilizante diretamente no sistema vascular da planta.
Diferencia-se dos tratamentos convencionais aéreos pela ausência de atomizadores, pulverizações ou aspersões de produtos químicos que contaminam o ambiente, os solos e as águas. É um método totalmente inofensivo para a saúde humana e animal, podendo ser utilizado a qualquer hora do dia.
A Endoterapia Vegetal® tem definidos diferentes protocolos para cada praga e espécie vegetal a tratar, garantindo a eficácia e minimização dos danos na planta. Há mais de quinze anos no setor dos tratamentos das árvores ornamentais, a técnica da endoterapia vegetal deixou de ser um sistema alternativo para se estabelecer como uma técnica de controlo de pragas e doenças, bem como dar um contributo à nutrição das árvores e palmeiras.
Vantagens:
- Eficácia prolongada durante um ano, evitando desta forma possíveis fenómenos de resistências ao produto.
- Consumo nulo ou muito escasso de água.
- Uma técnica de impacte ambiental nula e segura tanto para o aplicador como para a população e animais.
- Atua contra os insetos fitófagos, respeitando a fauna auxiliar.
- Um método que pode ser aplicado contra uma grande variedade de pragas e doenças, bem como a correções dos desequilíbrios nutricionais.