Tutatec

A traça do tomate, Tuta absoluta (Lepidoptera: Gelechiidae) é uma espécie que causa estragos no tomate, berinjela e outras solanáceas. É uma praga proveniente da América do Sul que foi estendida pela Europa e a África.
Em áreas de condições favoráveis, pode chegar até as 10 e 12 gerações, podendo ser presente o ano inteiro. A temperatura é um fator que afeta em grande medida o desenvolvimento dessa espécie. O ciclo biológico pode durar 29 dias a 30ºC e estende-se até os 89 dias a 15ºC. As baixas temperaturas afetam drasticamente a supervivência dessa espécie.
Uma fêmea pode chegar a pôr desde 40-50 ovos até 260 durante sua vida. As larvas atacam tanto folhas, quanto o talo e os frutos, criando galerias. Nas folhas as larvas penetram dentro das mesmas consumindo o mesofilo, produzindo umas galerias irregulares que podem acabar necrosadas. Nos talos, as galerias ocasionadas podem afetar o desenvolvimento da planta. Os frutos uma vez atacados por esse inseto, podem ser atacados de forma secundária por outros patógenos e acabar podres.